Publicado em 01 Mai 2020 | Em Histórias reais
Juventude
Mariana Chagas da Silva
Atua como responsável pela Divisão dos Estudantes da RM Bandeirante – CNOP
Desde criança tinha em mente dois objetivos: o primeiro ter uma casa digna para morar. Morávamos em três cômodos, onde meu pai dormia na cozinha, meus irmãos na sala e, minha mãe e minha irmã e eu, dormíamos no quarto, todos em colchões no chão. Eu não aceitava a pobreza da vida da minha família, não por algum motivo específico, mas acreditava que aquela condição não era digna para nós.
Meu segundo objetivo era estudar. Na época do vestibular, consegui passar na UNESP em Botucatu, porém não consegui realizar esse sonho devido não ter condições financeiras.
Comprovações
Certa vez, um líder fez a seguinte pergunta: “Qual acontecimento da sua vida eu teria certeza de que havia comprovado o budismo?” Na hora não soube responder, porém renovei minha decisão em comprovar todos os meus sonhos e busquei concretizá-los.
Sou extremamente grata por todas as oportunidades que a Soka Gakkai e meu Mestre me proporcionaram. Fui em busca dos meus sonhos e me formei em Estética Facial e Corporal e pude me especializar em Atendimento ao Cliente em 2010 com excelência.
Mudança do próprio coração
Recebi visita da minha responsável pela Subcoordenadoria da DFJ na época para atuar como líder de Distrito e também na Banda Feminina Asas da Paz Kotekitai do Brasil. Comentei com essa líder sobre as minhas limitações e ela foi muito rigorosa. Hoje entendo perfeitamente que precisava ouvir aqueles incentivos e, mais uma vez, renovei a minha decisão.
Assumi as responsabilidades na organização e sempre me dedicava com profunda gratidão. Meu daimoku era direcionado para transformar aquela condição de vida. Quando pensei que tudo estava se encaixando, meus pais decidiram se separar. A questão financeira em casa piorou, porém minha decisão era não desistir dos estudos e ajudar financeiramente em casa.
Quase dois anos após eu estar formada, minha mãe decidiu ir morar em outro lugar por conta de um novo relacionamento. Meus irmãos e eu ficamos em casa. Naquele momento não deveria desistir e persisti em meus objetivos. Após um ano vivendo com meus irmãos, com várias dificuldades, minha mãe retornou para nossa casa com o seu esposo.
Não aceitava aquela situação e fui embora da minha casa, mas para onde iria? Não tinha nenhum lugar para morar e aquela sensação era angustiante. Só lembrava daquela visita que recebia tempos atrás. Naquele momento não conseguia enxergar nenhuma vitória, mas hoje dou risada e sinto me feliz.
Determinação e ação
Vivendo aquela situação, cheguei ao salão de beleza que trabalhava e uma cliente me fez a seguinte pergunta: “Mariana, conversei com meu filho e ele disse que eu deveria alugar os quartos de nossa casa para estudantes. Você conhece alguém?” Comecei a rir e respondi: “Sim, eu!”. Mudei para esse lugar no mesmo dia. Na mesma semana, comentei com outra cliente que estava morando em um quarto e ela comentou que uma amiga estava alugando uma casa. Conversei com a proprietária e na semana seguinte estava morando nessa casa. Vitória.
Passados seis anos, hoje moro em uma excelente casa onde realizo as atividades da Gakkai, recebo meus amigos e familiares e montei meu salão de beleza no mesmo local.
Harmonia familiar
Após a separação dos meus pais recebi péssimas notícias sobre ele. Questionei com uma líder da organização que aquela situação me incomodava, pois não tinha condições financeiras de ajudar o meu pai. Ela me incentivou a direcionar daimoku, pois estaria protegendo também o meu pai. Mais uma vez fui encorajada pelos membros da organização. Orei pela saúde do meu pai e para criar harmonia com a minha mãe.
Fiquei quase três anos sem notícias do meu pai e certa vez recebi a ligação de uma tia me informando que meu pai foi até a sua casa e que estava trabalhando e também havia casado novamente. Fiquei feliz pela notícia e mais uma vez comprovei a força da oração.
Hoje sou a pessoa mais feliz e comprovo diariamente o poder da fé.
Muito obrigada