Publicado em 02 Mai 2020 | Em Ler para vencer
Incentivo Juventude
Hoje, gostaria de compartilhar alguns trechos de uma orientação do Presidente Ikeda, que acalentou muito meu coração em diversos momentos da minha vida. É natural que como jovens a gente passe por muitas adversidades, afinal é um período de construção. Exatamente por isso, vamos acalmar nossos corações, não permitir sermos arrastados pela realidade e sim manifestar uma força inabalável de jamais desistir. E quando olharmos pra trás, sentiremos que toda essa trajetória se tornou o maior tesouro de nossas vidas!
Quem indica: Anderson Yoshikawa, Coord. da DJ da BSGI
Existe um ponto em comum em relação às pessoas que brilham como seres humanos admiráveis. É o fato de elas terem dedicado esforços inimagináveis e contínuos onde ninguém os observava. Outro ponto é que não medem esforços para fazer algo em prol dos outros. Mesmo longe do alcance dos olhos das pessoas, os nobres companheiros Soka vieram orando pela felicidade dos amigos e se empenhando ao máximo pela prosperidade da sociedade e pela paz, por mais que fossem alvos de calúnias e difamações. O renomado empresário japonês Konosuke Matsushita ponderava: “De fato, é preciso experimentar as adversidades e dificuldades enquanto jovem, nem que tenha de se pagar por isso”.
Tanto no trabalho como nas artes ou nos esportes, existe um caminho de aprimoramento que devemos trilhar para sermos pessoas de primeira categoria. Todos os árduos esforços dedicados sob a orientação de um bom mestre, um bom veterano, são o que permite fortalecer e evidenciar a verdadeira força que se possui.
Independentemente do que aconteça, “considere tanto o sofrimento quanto a alegria como fatos da vida” e continuem a recitar daimoku e, incentivando-se mutuamente entre seus amigos, superem a tudo com alegria e vivacidade.
Para um jovem, todo o fracasso é uma partida rumo à próxima vitória. Por isso, não temam o fracasso! Se existe algo a temer é a covardia de não tentar!
Não se deixem abalar mesmo diante das rigorosas broncas. Basta encará-las de maneira positiva e torná-las nutrientes de seu desenvolvimento. Ninguém faz ideia de quantas broncas recebi do presidente Toda. Cada uma delas foi um precioso e insubstituível treinamento para mim.
A juventude é a fase da construção do alicerce da vida. Esse processo requer disciplina, tenacidade e não possui muitos atrativos. Contudo, quando este alicerce estiver firme e sólido, ele será capaz de sustentar qualquer tipo de construção gigantesca. Com isso edificará um eu inabalável diante de qualquer coisa.
Aprendendo sobre a mais sublime ciência humana em meio às atividades da Gakkai, peço-lhes que construam o alicerce da vitória em sua vida!
Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.266, 7 mar. 2015, p. A2