Ler para vencer

...

DFJ | Matéria GH de Junho

Publicado em 19 Jun 2020 | Em Ler para vencer

Grupo Horizontal DFJ


Queridas irmãs Kayo,

Tudo bem com vocês?

Desejamos que todas estejam bem e em segurança e esperamos que, dentro do possível, permanecendo em casa.

Sabemos que todas nós estamos vivendo um momento muito diferente e desafiador. Ao mesmo tempo, acreditamos que muitas estão descobrindo muitas novas habilidades, certo?!

Nesse sentido, temos recebido muitos relatos de companheiras que estão se lançando também a novos desafios de estudo. 

Aproveitando esse movimento, vamos dar continuidade aos nossos estudos. Em junho, vamos nos aprofundar na explanação Budismo do Sol Iluminando o Mundo: “Fé, prática e estudo: princípio fundamental do Budismo Nichiren” (Parte 3, TC 614, out/2019).

Lembrando que estamos estudando o mesmo gosho da Reunião de Palestra do mês com o intuito de nos prepararmos para o diálogo no bloco ou na comunidade. Para ter acesso à matéria completa da Reunião de Palestra e outras fontes, não deixem de baixar o app BS+. O conteúdo está aberto para todas experimentarem!

Desejamos um maravilhoso estudo a todas!

 

Budismo do Sol Iluminando o Mundo: “Fé, prática e estudo: princípio fundamental do Budismo Nichiren” 

(Parte 3, TC 614, out/2019)

 

Trecho:

Não há papel suficiente aqui na província de Sado e levaria muito tempo para eu escrever para cada um. Além do mais, se uma única pessoa ficar sem receber uma mensagem minha, isso poderá causar ressentimentos. Por essa razão, meu desejo é que as pessoas que possuem espírito de procura se reúnam para lerem juntas esta carta de encorajamento. (Carta de Sado, CEND, v. I, p. 323.)

 

Reflexão:

O trecho do gosho que estamos estudando neste mês reflete a sincera preocupação de Daishonin com seus discípulos. Naquele período muitos sofriam perseguições em Kamakura e ele mesmo estava passando por situações extremas, uma vez que havia chegado à Ilha de Sado aproximadamente cinco meses antes. Mesmo em meio a dificuldades e sem poder encontrar-se pessoalmente com seus discípulos, ele se empenhou em escrever essa carta com o sincero desejo de motivar e demonstrar seu carinho. Ele também afirma que é garantido que atingiremos sem falta o estado de buda nos empenhando na propagação e nos ensina a transformar nosso carma em missão. 

Falando em propagação, já estamos no mês de junho, o ano está voando, não é mesmo, companheira? Como está o movimento de shakubuku visando o nosso 4 em 1? Não vamos permitir que nenhuma situação externa interrompa nosso movimento do Kossen-Rufu!

A seguir, um trecho da Terceira Civilização em que Ikeda Sensei relata seus esforços em dedicar-se à leitura dos goshos: “Recordo-me de que, na juventude, durante o período em que me esforcei de corpo e alma para proteger Toda Sensei em meio a grandes adversidades, lia os escritos de Nichiren Daishonin todos os dias, por mais cansado que estivesse. No meu diário daquela época, expressei minha alegria ao ler o Gosho: Onde os jovens de sensibilidade podem encontrar as respostas? Quando leio o Gosho, estremeço de emoção. Budismo, que expõe a origem e essência de tudo, que proporciona a verdadeira felicidade”.

Nesse trecho assimilamos com nitidez o fato de que as respostas que buscamos está nos goshos e que os mesmos são atemporais, ou seja, mesmo que escritos há 700 anos, ainda aplicam-se atualmente. Observamos também que muitas questões que enfrentamos no decorrer da vida são seculares. Por esse motivo, devemos sempre voltar ao ponto primordial aplicando diariamente o princípio de fé, prática e estudo. Temos como exemplo de vitórias contínuas e existência sem arrependimentos a vida de Ikeda Sensei, que dedica-se com afinco à felicidade de todas as pessoas e baseia-se no estudo do budismo e na leitura de bons livros. 

Em uma orientação, o presidente Makiguti disse: “Não deve tentar entender o budismo com a sabedoria. Você passa a compreendê-lo com a fé. Ou seja, ainda que possamos considerar os ensinamentos do budismo difíceis de entender, com sincero desejo e empenho para aprofundar nossa compreensão no decorrer de nossos esforços em prol do kossen-rufu, conseguimos elevar nossa condição de vida. Lendo o gosho todos os dias, mesmo que seja apenas uma sentença ou um breve trecho, podemos fazer nossa vida resplandecer intensamente”.

O que importa é o coração. Nosso desejo de propagar a felicidade a todas as pessoas, com base no sincero daimoku, fortalece nossa fé e nosso entendimento em relação ao estudo do budismo. Então, não devemos nos preocupar caso, em um primeiro momento não seja possível compreender alguma passagem. Com nossos esforços contínuos, a compreensão surge naturalmente (lembrando que a Carta de Sado é um dos 30 goshos direcionados à DFJ pelo nosso mestre).

Na página 113 do livro Pode Haver uma História mais Maravilhosa do que a sua?, consta: “Desenvolver coragem e força interior constitui o benefício supremo da prática do Budismo Nichiren. Uma vida lapidada com total esmero assegura nossa felicidade eterna. (...) Nichiren Daishonin encoraja vigorosamente seus seguidores, que se viam cercados de problemas, como se os sacudisse pelos ombros: ‘Vocês precisam transformar o carma! O poder para isso existe dentro de vocês! Não fujam das adversidades! A verdadeira vitória consiste em vencer as próprias fraquezas! Grandes sofrimentos produzem um grande caráter! Tornem-se eternos vencedores!” 

Vamos colocar em prática as palavras de Daishonin nos desafiando diariamente, não nos deixando vencer pela maldade.  Nossa vida é uma luta constante entre o bem e o mal; no entanto, quando vencemos a nós mesmas ficamos mais fortes e nossa vitória é uma injeção de ânimo para as companheiras que passam por dificuldades. O brilho da DFJ que coloca em prática os ensinamentos de Daishonin ilumina toda a sociedade. Por isso, vamos determinar todos os dias que seremos vitoriosas, ok?

Um carinhoso abraço,

Equipe Fortaleza do Núcleo de Estudos Sabedoria Kayo


_______________

 

Diário da Juventude

 

"O que faz o budismo se tornar a própria vida diária é o comportamento daqueles que o praticam. Suas ações são resultado de sua consciência interna. “A vida é definitivamente a manifestação de nossa realidade interior.” 

(Diário da Juventude, p. 359)

 

_______________

 

Sugestão de dinâmica: 

 

Dinâmica do incentivo
Com base na frase do escrito que estudamos, que tal incentivar uma amiga com um gosho?

1) Escolha um trecho do seu gosho favorito.
2) Faça um “amigo secreto” sorteando os nomes de todas as participantes (você pode utilizar aqueles aplicativos ou sites para sorteio).
3) Troquem os incentivos por whatsapp ou no chat no privado.

Gostou do incentivo que recebeu? Não guarde ele só para você!  O que acham de compartilhar o incentivo recebido por meio de WhatsApp ou telefonema com mais outra companheira que não tenha participado? 

Apesar da distância física, vamos manter nossa rede de incentivos! 

_______________ 

 

Dica de Filme: 

 

" O menino que descobriu o vento"

A história é baseado em fatos reais e ocorre na cidade Malawi, na África, caracterizada por condições difíceis de vida e marcada pela miséria de sua população. O garoto William Kamkwamba, protagonista da trama e morador de um vilarejo, era um menino inteligente, autodidata, com anseio de aprendizagem.

Devido ao período chuvoso na cidade, a população que sobrevivia dos produtos agrícolas, fica impossibilitada de realizar a colheita de alimentos. Em seguida, a seca rigorosa impossibilita a plantação de novas safras, iniciando um período de miséria e fome na região.

 

Sem ajuda do governo, as pessoas lutam por comida, realizando saques em casas que possuíam estoques de grãos e em galpões que faziam a venda de alimentos a preços altos.

Nesse contexto, William utiliza seus conhecimentos sobre engenharia e eólica e cria um moinho de vento capaz de acionar uma bomba para captura de água do poço. O aparato foi feito pelo jovem de 14 anos, utilizando uma bicicleta velha de seu pai e diversos elementos vistos oriundos de um lixão. Por meio dessa inovação, a água bombeada permitiu a irrigação da plantação e contribuiu para a salvação coletiva do povo de Malawi.


_______________

 

Referências: 

Filme: https://brainly.com.br/tarefa/21073322 

Terceira Civilização 614 Outubro de 2019

Livro: Pode haver uma história mais maravilhosa do que a sua?

Livro: Diário da Juventude

A matéria completa da Reunião de Palestra de junho e outras referências podem ser encontradas no BS+.