Ler para vencer

...

O que representa o 3 de Maio?

Publicado em 02 Mai 2020 | Em Ler para vencer

Incentivo Shitei


Um estandarte de glória

E vitória

Tremula com coragem

Sobre a fortaleza de ouro

Do kosen-rufu.

 

Poema escrito por Daisaku Ikeda em 3 de maio de 1960, data de sua posse como terceiro presidente da Soka Gakkai

 

Em 3 de maio de 1979, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda escreveu a caligrafia “batalha conjunta”. Essa caligrafia possui um grande significado. Durante a Reunião Comemorativa do 3 de maio de 1979 da Soka Gakkai, fora anunciada a renúncia de Daisaku Ikeda como presidente da organização.

Naquela época [1979], o presidente Ikeda era alvo de um duro ataque por desleais associados da Soka Gakkai, que se corromperam e permitiram com que o mestre fosse perseguido. Para proteger os membros, evitando que sofressem represálias, e para proteger a Soka Gakkai, o presidente Ikeda aceitou renunciar ao seu cargo em 24 de abril, nove dias antes daquele que representava o “Ano-Novo da Soka Gakkai”, [3 de maio de 1979], o momento de renovar a decisão e dar a partida para novos desafios.

Uma das maneiras do presidente Ikeda deixar registrada sua convicção e recomeçar a batalha era passar para o papel o rumo que tomaria dali em diante. E fez isso escrevendo três palavras: justiça, juramento e batalha conjunta. “Na noite de 3 de maio de 1979 [...], escrevi a expressão ‘batalha conjunta’.” “No dia 3 de maio de 1979, peguei meu pincel de caligrafia e escrevi uma única palavra, juramento.” “No dia 5 de maio, escrevi de próprio punho a palavra ´justiça´.” (BS, ed. 1.983, 18 abr. 2009, p. B4).

 

Mestre e discípulo

Daisaku Ikeda assumiu a presidência da organização em 1960, no mesmo dia em que seu mestre tomou posse, 3 de maio. Por isso, na Soka Gakkai, o dia 3 de maio simboliza a unicidade de mestre e discípulo, o espírito primordial do Budismo de Nichiren Daishonin.

O 3 de maio é a chama do espírito da Soka Gakkai que inflama límpida no coração dos jovens discípulos que vivem pelo juramento Seigan.

“SOKA” é outro nome para “VITÓRIA”.

 

O que é o “3 de maio Soka”?

“O nosso 3 de maio é o dia em que iniciamos uma nova empreitada sustentando o grande juramento do kosen-rufu [paz mundial] conforme os ditos dourados “igual a Nichiren” e “assim como Nichiren”. (...) 3 de maio é nosso ponto de partida e também o dia em que fizemos nossa declaração de vitória total. É o grande aniversário que celebra nossos esforços visando a uma era dourada de supremo triunfo e glória espiritual” (Terceira Civilização, ed. 389, jan. 2001, p. 5).

 

Datas significativas de maio

3 de maio de 1951 – Josei Toda assumiu como segundo presidente da Soka Gakkai, sete anos após o falecimento do primeiro presidente Tsunesaburo Makiguchi, que morreu na prisão por causa de suas crenças. Em seu discurso, Josei Toda manifesta a decisão de 750 mil famílias.

3 de maio de 1952 – Casamento de Daisaku Ikeda com Kaneko Ikeda.

3 de maio de 1956 – A conquista de 11.111 novos convertidos em Kansai.

3 de maio de 1960 – Daisaku Ikeda toma posse como terceiro presidente da Soka Gakkai.

3 de maio de 2009 – Convenção dos Jovens da Nova Era da BSGI, no Ginásio do Ibirapuera, SP. Foi transmitido ao vivo para o Japão e o presidente Ikeda assistiu e denominou os jovens de “Grupo Justiça da Unicidade de Mestre e Discípulo”.

3 de maio é também considerado o Dia das Mães da Soka Gakkai.